Autor: Gabrielle Paiva - Projeto Amigos da Jubarte
Desde 2022, o Projeto Amigos da Jubarte, em parceria com a Empresa Pública gestora do turismo da Cidade de Niterói, NELTUR, e a Prefeitura de Niterói, realiza um estudo científico de implementação do turismo de observação de fauna marinha no município.
Muitos cruzeiros para pesquisa e capacitações técnicas, com a cadeia produtiva do turismo da região, foram realizados ao longo dos últimos anos e envolveram temas como legislação de proteção aos cetáceos vigente no Brasil, treinamentos teórico e prático quanto às normas e boas práticas de avistamento em área de cetáceos, além de módulos de segurança no mar promovidos pela Capitania dos Portos do RJ.
O Portal de notícias G1-RJ publicou uma reportagem, na qual acompanhou a expedição realizada em Niterói. A reportagem na íntegra você confere clicando aqui. Você também pode assistir ao resumo, no post que fizemos em nossa rede social.
O turismo de observação, se praticado de forma ordenada e sustentável, representa uma importante ferramenta de conservação das próprias espécies observadas graças aos valores da educação ambiental transmitidos durante os cruzeiros por nossos pesquisadores que monitoram presencialmente os embarques realizados pelas agências parceiras da região.
Aproximar a sociedade ao bem natural presente no litoral brasileiro é um primeiro passo para gerar mais engajamento em torno da necessidade do respeito e proteção das espécies marinhas e também incentivar esforços em prol de políticas públicas que contribuem com a conservação de inúmeras espécies de baleias e golfinhos na região metropolitana do Rio.
Afinal, só preservamos aquilo que conhecemos. 💙🐋🐬
Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:
Instagram: @amigosdajubarte
Facebook: Amigos da Jubarte
Youtube: Amigos da Jubarte
Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:
Instagram: @golfinhosdobrasil
Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Comments