top of page

O impacto da Poluição Sonora nos oceanos

Autor: Ana Julia Vianna


Foto: Leonardo Merçon
Foto: Leonardo Merçon

A poluição sonora nos oceanos é um problema crescente que afeta diversas espécies marinhas, comprometendo seus comportamentos naturais e, em muitos casos, ameaçando sua sobrevivência. Ao contrário de outros tipos de poluição, a sonora pode passar despercebida; porém, suas consequências podem ser alarmantes.


Nas últimas décadas, a intensificação do uso e da exploração de recursos marinhos acarretou um problema progressivo. Decorrente dos ruídos emitidos por navios, construção de infraestruturas submarinas e perfurações para a extração de óleo e gás, esses ruídos antropogênicos marinhos podem ser classificados como agudos ou crônicos.


Ruído agudo, Ruído Crônico


O ruído agudo é de alta intensidade e curta duração, sendo causado por pesquisas sísmicas, sonar militar e estaqueamento. Já o ruído crônico é de baixa intensidade e  longa duração, originado pelo transporte marítimo e pela atividade industrial. Ambos podem gerar desorientação, alterações comportamentais e estresse em muitos animais marinhos.


Baleias e golfinhos utilizam sons para se comunicar e se orientar, e o excesso de ruídos acaba interferindo na comunicação desses animais. Estudos recentes indicaram que, mesmo a uma distância considerável, o ruído de navios de grande porte fazia com que os animais reduzissem ou parassem de se comunicar, retomando a comunicação apenas minutos depois que o navio se afastava. Além disso, dependendo da intensidade desses ruídos, as baleias podem sofrer danos físicos, como hemorragias internas ou perda auditiva.


Por esses motivos, é essencial que sejam realizados monitoramentos e pesquisas sobre os impactos sonoros nesses animais, a fim de que medidas mitigadoras sejam criadas e postas em prática



 

Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:

 

Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!

 --

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2025, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.


Commentaires


bottom of page