Autor: Ana Clara Mardegan - Projeto Amigos da Jubarte
Na última semana, as redes sociais se revoltaram com um triste caso de negligência à vida marinha. Um grupo de remadores de canoa havaiana encontrou um boto-cinza (Sotalia guianensis) morto nas águas da APA Baía das Tartarugas, em Vitória. Os praticantes contactaram o CTA - Serviços em Meio Ambiente e registraram ocorrência com o Programa de Monitoramento de Praias (PMP-ES).
O caso foi noticiado pelo Bom Dia ES em reportagem sobre o reforço na fiscalização marinha para salvar os golfinhos do Espírito Santo. A equipe do Projeto Amigos da Jubarte, representado por Thiago Ferrari e Sandro Firmino, ambos do Instituto O Canal, marcaram presença na matéria, saindo em defesa dos golfinhos e da conservação do ambiente marinho.
Confira na íntegra: clique aqui
O vídeo destaca o Projeto Golfinhos do Brasil, uma co-realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios focado na conservação dos golfinhos que residem nas águas capixabas. A iniciativa faz parte do Projeto Amigos da Jubarte, mas vem se destacando pela criação de uma nova rota turística dedicada exclusivamente aos golfinhos no litoral capixaba.
O objetivo é colocar os holofotes sobre os golfinhos, aves costeiras / oceânicas e no mergulho recreativo na APA Baía das Tartarugas. A Unidade de Conservação é uma das maiores riquezas naturais de Vitória, compreendendo o final da Orla de Camburi até a Terceira Ponte, onde os golfinhos são vistos com frequência.
PROBLEMÁTICA
As redes de pesca acabam atingindo os golfinhos mesmo quando não são alvo dos pescadores. Ao lado da poluição marinha, o problema se destaca como uma das principais ameaças aos golfinhos que nascem, se alimentam, se reproduzem e vivem nas regiões costeiras do Espírito Santo.
Na ação de fiscalização retratada na reportagem, o Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio José Foeger, revela que, apenas em 2021, foram retirados quase sete quilômetros de redes das águas capixabas.
A Prefeitura de Vitória possui uma equipe especializada na fiscalização ambiental embarcada para combater a pesca ilegal, que abrange o uso de redes de espera e de arrasto. A PMV atua em parceria com o Batalhão Militar da Polícia Ambiental, IBAMA e outros órgãos ambientais.
Encontrou um animal silvestre precisando de resgate?
Seguem abaixo algumas alternativas de ajuda:
Prefeitura de Vitória
(27) 99724-2788
Prefeitura de Vila Velha
Ouvidoria 162
Prefeitura de Cariacica
(27) 3354-5403
Ouvidoria 162
Zoonoses: (27) 3346-6518
Prefeitura da Serra
(27) 99951-2321
0800-283-9780
Compartilhe essa matéria com seus amigos!
Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:
Instagram: @amigosdajubarte
Facebook: Amigos da Jubarte
Youtube: Amigos da Jubarte
Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:
Instagram: @golfinhosdobrasil
Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.
Commentaires