top of page

As Baleias-jubarte e os mistérios do seu comportamento

Autor: Ygor Brito/ Projeto Amigos da Jubarte



As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) são conhecidas por seus movimentos grandiosos e comportamentos que encantam cientistas e observadores ao redor do mundo. Saltos espetaculares, batidas de cauda e movimentos sincronizados com nadadeiras não são apenas demonstrações de força ou beleza: essas ações parecem carregar funções sociais, reprodutivas, comunicativas e até alimentares. 



A comunicação desses animais marinhos é um dos pontos que mais instigam a curiosidade nas pessoas. Através de sons, tanto vocais quanto produzidos por movimentos na água, as jubartes são capazes de conseguir manter contato, coordenar ações em grupo e até demonstrar interesse durante o período reprodutivo. 


Particularmente nas baleias-jubarte, a vocalização se manifesta como sequências estruturadas de sons em faixas de baixa frequência. Esses sons são produzidos por uma estrutura específica que permite a emissão de vocalizações (sons) potentes e complexas nos oceanos.



No que diz respeito aos movimentos aquáticos, durante a temporada de acasalamento, por exemplo, comportamentos como batidas de nadadeiras peitorais e lançamentos de pedúnculo caudal são frequentes entre os machos, servindo como exibição de força para atrair fêmeas ou afastar rivais. Esses rituais podem ser tão intensos e violentos, com machos se ferindo em disputas acirradas, que o impacto na água gera ruídos que se propagam por grandes distâncias. É por isso que acredita-se que esses ruídos façam parte de um repertório complexo de comunicação não verbal, essencial para a sobrevivência entre os indivíduos.




Também digno de destaque, e aqui nos referimos às jubartes brasileiras, é o comportamento conhecido como “caudal parada”, que muito raramente ocorre em outras áreas do mundo. Nesse estado, a baleia permanece de cabeça para baixo com a nadadeira caudal visível para fora da água por um período de tempo. As possíveis funções desse comportamento incluem a amamentação de filhotes, termorregulação, comunicação sonora mais eficaz ou até uma forma passiva de descanso e navegação.De todo modo, pesquisas recentes têm reforçado a ideia de que as jubartes, assim como outros cetáceos, são animais muito inteligentes e sociais. Esses mamíferos possuem cérebros complexos e desenvolvem culturas sociais. E estamos, cada vez mais, percebendo tal complexidade ao observar os comportamentos refinados e as notáveis capacidades de comunicação das grandes jubartes.




 

Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:

 

Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!

 --

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória, Niterói ou Caravelas em 2025, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.


Comments


bottom of page